Música nas escolas em 2011
A partir de 2011, o ensino de música em todas as escolas brasileiras se tornará uma realidade. Mas a aplicação da Lei nº 11.769/2008, que situa a música como conteúdo obrigatório do currículo da Educação Básica, está levando gestores escolares, políticos e pedagogos de todo o país a refletirem sobre uma questão importante: não existem professores com formação adequada em educação musical para preencher todas as vagas que já estão sendo disponibilizadas pelas escolas.
Com a alteração da LDB, a música passa a ser o único conteúdo obrigatório, mas não exclusivo. Ou seja, o planejamento pedagógico deve contemplar as demais áreas artísticas. Até 2011, uma nova política definirá em quais séries da educação básica a música será incluída e em que freqüência. "A lei não torna obrigatório o ensino em todos os anos, e é isso que será articulado com os sistemas de ensino estaduais e municipais", explica Helena de Freitas, coordenadora-geral de Programas de Apoio à Formação e Capacitação Docente de Educação Básica no Ministério da Educação.
Estudantes de música passam por mudanças visíveis no que diz respeito à criatividade, ao saber ouvir, à desinibição corporal, coordenação e independência motora, concentração, disciplina e socialização. Tudo isso contribui para um eficiente desempenho em todas as atividades acadêmicas – e não só às relacionadas ao conteúdo musical. Incluir a Educação Musical no currículo escolar é um passo positivo e ambicioso, que pode trazer ótimos frutos para nossas crianças e jovens, caso seja aplicado de forma produtiva.
"O objetivo não é formar músicos, mas oferecer uma formação integral para as crianças e a juventude. O ideal é articular a música com as outras dimensões da formação artística e estética". O MEC recomenda que, além das noções básicas de música, dos cantos cívicos nacionais e dos sons de instrumentos de orquestra, os alunos aprendam cantos, ritmos, danças e sons de instrumentos regionais e folclóricos para, assim, conhecer a diversidade cultural do Brasil.
terça-feira, 4 de janeiro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Carissimo Lucas, gostaria de manter contato com voce, ou por telefone ou por e-mail.
ResponderExcluirSou músico também,e gostaria de aprender saxofone.
Já tenho meu instrumento, e estou precisando urgente de um mestre.
Meu telefone é:(091)3234-3632, e meu e-mail é: lazprestes@gmail.com
Aguardo um breve contato.
Um abraço.
Lázaro Prestes.